quarta-feira, novembro 21, 2012

Teorias Socialistas


Surgiram no Século XIX e tinham como objetivo melhorar a vida do proletariado, cuja condição de miséria no início da Revolução Industrial era indescritível. essas teorias socialistas eram 3:
1- SOCIALISMO UTÓPICO,
2- SOCIALISMO CIENTÍFICO;
3- SOCIALISMO CRISTÃO.


1- SOCIALISMO UTÓPICO

Essa teoria apresentou as primeiras propostas para melhorar as condições de vida do proletariado, mas não teve um enfoque social baseado no capitalismo industrial. O que se tentou foram soluções parciais utópicas, por essa razão fracassaram.

Exemplos de Socialismo Utópico:

A- O caso do Inglês Owen - Criou uma comunidade onde os membros agiriam conforme a sua consciência.

B- O francês Fourier - Criador dos Falanstérios - Fabricas controladas pelos próprios operários.

C- Louis Blanc - Autor das oficinas nacionais, patrocinadas pelo Estado.

2- SOCIALISMO CIENTÍFICO

Proposto por Karl Marx no "Manifesto Comunista" de 1848. Seu objetivo era a implantação de uma ordem igualitária mundial (comunismo), através da supressão da propriedade privada e da estrutura de classes; bem pela eliminação do próprio Estado. As etapas para se alcançar esse objetivo está descrito abaixo:
 a- Revolução armada
 b- Ditadura do Proletariado
 c- A construção do socialismo
 d- Expansão mundial da revolução
 e- Instauração do comunismo

No início do século XX o austríaco Eduard Bernstein reformulou o pensamento marxista, retirando-lhe o caráter revolucionário e ditatorial, criando a "social democracia" , que pretende estabelecer a sociedade igualitária por um processo gradual, democrático e não violento.

3- SOCIALISMO CRISTÃO

Apresentado pelo Papa Leão XIII (1891), sugere a harmonização entre o capital e o trabalho, com base na fraternidade cristã entre patrões e empregados.


COMUNA DE PARIS

Foi a primeira insurreição comunista do mundo, inspirada na "Associação Internacional de Trabalhadores" (1ª Internacional), criada por Marx em 1864. Aproveitando a derrota da França para Prússia, os socialistas franceses desencadearam violenta revolta de operários, com o objetivo de tomar o poder. A rebelião foi esmagada sangrentamente pelo exército francês, com o consentimento da Prússia, cujas forças ainda ocupavam a França. Assim, a burguesia continuou no poder e os comunistas só conseguiram um primeiro sucesso em 1917 com a revolução Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário