segunda-feira, novembro 19, 2012

Revolução Industrial


Os latifundiários da Inglaterra do século XVIII optaram pelo cercamento dos campos. Deram prioridade a criação de ovelhas para a produção da lã. Esse fato deixou milhares de camponeses desempregados, o que acarretou um êxodo rural. 

Por outro lado, a entrada de metais e o desenvolvimento mercantilista proporcionou à Inglaterra, condições de  acúmulo de capital para a realização da Revolução Industrial.  

Com a grande quantidade de mão-de-obra desempregada que vinha do campo e com o desenvolvimento das novas tecnologias, a Inglaterra conseguiu sair na frente e inaugurar o novo modo de produção.

Com o aumento da produção, devido às máquinas à vapor, a demanda interna não dava conta do excedente industrial. Assim, a Inglaterra é levada a procurar consumidores externos para seus produtos. 

O motor a vapor foi fundamental nesse processo, pois possibilizou a mecanização das máquinas. A grande reserva de carvão mineral existente na Inglaterra, também foi fator relevante nesse sentido.

Com o advento da Revolução Industrial, nasce o Capitalismo Liberal. Neste o Estado não participa do processo econômico que fica a cargo da iniciativa privada. É responsável pela manutenção da Paz, da ordem e segurança. 

CAPITALISMO LIBERAL - O  ESTADO é responsável pela Manutenção da Paz,               Manutenção da Ordem e   Manutenção da Segurança.

INICIATIVA PRIVADA   -   Participa de todo processo econômico, tanto nas exportações, como nas importações. O mercado é livre, nesse contexto, não faz sentido o protecionismo de produtos nas alfândegas. Era um mercado de livre concorrência mundial. Qualquer interferência internamente ou externamente era criticado. Era o cambio - Livre.

A posição Livre-Cambista que vigorou do século XVIII a primeira metade do século XIX beneficiou a Inglaterra. Nessa ocasião, a Inglaterra era a nação mais desenvolvida economicamente. Quanto mais o comércio fosse livrem melhor para ela. Os países não desenvolvidos não podiam tomar outras posições, pois o próprio desenvolvimento  precário dessas nações precisava dos produtos ingleses. Uma produção própria era arriscada, pois a Inglaterra já estava no mercado há tempos, a concorrência seria desleal. Nesse contexto a Inglaterra teria melhores condições de negociar preços, quantidade e qualidade.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário