segunda-feira, julho 15, 2013

UM APELO À RAZÃO!

              

Houve um tempo em que a humanidade resolveu se libertar do pensamento teológico excessivo. Eram os tempos das luzes! O ensino, até então, exclusivamente manipulado pela igreja, ganhou asas e deu espaço para o desenvolvimento cientifico. Era a razão ocupando o seu espaço. O homem, não como gênero, passava a ser o centro, a razão. O pensamento e vontade  humana passou a tomar forma; a sensação de desfrutar a liberdade permeava os condados.  O homem queria andar com suas próprias elucubrações e, não mais, ser marionete dos ditames eclesiásticos.  
              Surgiram assim grandes pensadores e inovações tecnológicas. A arte greco-romana foi valorizada. A cultura platonista e socresta, por exemplo, foram fervorosamente resgatadas. Foram épocas de mudanças. Nesses tempos viveram figuras que registravam pensamentos que, iam bem além daqueles dias; pois ansiavam por dias melhores.
              Passaram-se séculos, e o ILUMINISMO nos deixou uma lição impar: Precisamos ser livres para pensar falar e elaborar nossas conquistas. É preciso ter pensamento próprio, sem a interferência de qualquer dominação religiosa. A subtração da "razão" nos pensamentos atuais, ainda forma um oceano de dificuldades para o progresso da humanidade. 
               É preciso fugir dos preceitos que escravizam mentes saudáveis. Talvez, estejamos precisando de um pós iluminismo. O mundo atual não reserva lugar para denominações, seja ela qual for. Só a razão contemplará a liberdade do ser como humano. Que cada cultura se preserve, mas com cautela, com razão!
                    
   Marcelo C Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário