segunda-feira, agosto 06, 2012

Revolução Francesa



Para entendermos a Revolução Francesa temos que ,primeiro, analisarmos como era a sociedade na França.

PRIMEIRO ESTADO: O primeiro Estado era composto do ALTO CLERO E BAIXO CLERO.

* O Alto Clero provinha das famílias nobres e formavam os bispos, abades e cônegos. Se mantinham com os dízimos e rendas provenientes das propriedades urbanas e rurais da igreja.

* O Baixo Clero - Eram os sacerdotes pobres que tomavam conta das igrejas mais carentes. Simpatizavam com os ideais revolucionários.

SEGUNDO ESTADO: Era composto pela NOBREZA CORTESÃ, PROVINCIAL E TOGADA.

* Nobreza Cortesã - Vivia na corte, junto ao rei. Recebia pensões do Estado em dinheiro.
*Nobreza Provincial- Eram nobres empobrecidos que viviam no interior à custas de pagamentos cobrados dos camponeses, à título de direitos feudais.
*Nobreza Togada - Eram os burgueses que compravam títulos de nobreza, cargos políticos e administrativos.

TERCEIRO ESTADO -  Era composto pelo povo: CAMPONESES - SANS-CULOTTES  - PEQUENA BURGUESIA - MÉDIA BURGUESIA E ALTA BURGUESIA.

*Camponeses - Trabalhadores rurais submetidos a diferentes formas de trabalho: livres, semi-livres e servos presos a obrigações feudais.
*Sans-culottes - Aprendizes de ofício, assalariados e desempregados marginalizados.
*Pequena Burguesia - Pequenos comerciantes e artesãos.
*Média  Burguesia- Profissionais liberais, como médicos, advogados, professores e comerciantes.
*Alta Burguesia - Grandes comerciantes, empresários e banqueiros.

A frança já passava por dificuldades financeiras, no reinado de Luiz XIV,desde meados do século XVIII, por causa das guerras Europeias e americana. Para completar o quadro devastador, o reinado de Luiz XVI gastava muito com os privilégios da côrte.. O déficit do Estado era maior que a receita. 

1787 -REVOLTA ARISTOCRÁTICA - Para tentar reverter esse quadro, Luiz XVI convocou o clero e a nobreza para discutir a possibilidade de criar novos impostos para o Terceiro Estado. Caso não fosse possível, começaria a cobrar impostos da nobreza e do clero. Os nobres e clérigos mais tradicionais, percebendo que poderiam perder os privilégios, resolveram pressionar o rei a convocar a Assembléia dos Estados Gerais.

1789 -A Assembléia dos Estados Gerais era uma instituição parlamentar antiga e não se reunia havia 175 anos. Participavam dela os representantes dos 3 Estados, no entanto, o voto era orgânico, ou seja, cada Estado tinha direito a 1 voto. Como a nobreza e o clero compartilhavam do mesmo interesse, o Terceiro Estado perderia por 2 X 1. Só que a nobreza subestimou a força do Terceiro Estado. Administrado pela alta burguesia, foi colocado em pauta a votação inorgânica, ou seja, o voto por cabeça. Assim, o Terceiro Estado que possuía um maior número de membros, juntamente com o baixo clero que era a favor da reforma do Estado, sairia vitorioso.

O momento era de fome, greve , crise econômica e insatisfação política. A multidão de camponeses estava desesperada. Os altos custos dos alimentos, os fatores climáticos desfavoráveis à plantação, a multidão de desempregados. Tudo isso criava um clima de revolta na população do Terceiro Estado.

17 de Junho- 1789 Assembléia Nacional Constituinte - Após a reunião da Assembléia Geral, houve conflito entre as classes. Os nobres e clérigos, apoiados pelo rei, queriam continuar a votar os projetos por grupo, ou seja, um voto para cada Estado,como era tradicional dessa assembléia. No dia 17 de junho os representantes do Terceiro Estado se revoltaram e se autoproclamaram Assembléia Nacional Constituinte, com o objetivo de elaborar uma nova Constituição para a França. 

O rei tentou impedir a reunião, procurando dissolver a assembléia, mas o representante do Terceiro Estado, liderado pela burguesia transferiu a reunião para o salão de jogos do Palácio.Lá, os membros juraram só sair do local depois de aprovada uma nova Constituição. O episódio ficou conhecido como o Juramento do  Jogo da Pela.    

14 de Julho 1789- Tomada da Bastilha - O rei organizou tropas, reagiu, mas a revolta popular era maior.O povo tomou a Bastilha - prisão onde era confinados os presos políticos - e se apropriou das armas que havia no local. A Bastilha, então, tornou-se um símbolo da Revolução Francesa. Sem forças para conter a revolta, o rei não teve outra alternativa a não ser reconhecer a Assembléia Nacional Constituinte. A assembléia teve de tomar medidas de alcance popular para conter a fúria dos camponese e da população urbana.

 4 de agosto - O GRANDE MEDO - A Assembléia decretou o fim dos privilégios feudais para acalmar a fúria dos revoltosos. A eliminação dos direitos senhoriais sobre os camponeses, fim dos privilégios tributários do clero e da nobreza. Grupos revolucionários invadiam terras e condenavam à morte os seus senhores. Esquartejavam, enforcavam e torturavam.

26 de agosto 1789 - DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO - Nesse dia foi proclamado, pela Assembléia Nacional, a Declaração dos Direitos do Homem e Do Cidadão. Seus principais pontos são:
*A liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei.
*O direito à propriedade individual
*O direito de resistência à opressão política;
*A liberdade de pensamento e de opinião.

1790 - CONSTITUIÇÃO CIVIL DO CLERO:  A Assembléia Constituinte confiscou as terras do Clero e subordinou a instituição ao Estado. O papa não aceitou as regras da Constituinte. Quem não era a favor, ou saía do país ou lutava contra a revolução. Grande parte ficou e aceitou as condições. Outra parte juntou-se aos emigrados nobres no exterior, para compor os exércitos de reação à revolução.

1791 - MONARQUIA CONSTITUCIONAL - Foi concluída a Constituição elaborada pela Assembléia Legislativa. A frança tornou-se, então, uma Monarquia Constitucional. O rei perdia os seus poderes absolutos do Antigo Regime. Esse novo sistema de governo era dominado pela alta burguesia. Essa supremacia estava expressa em alguns ítens:

* Na Organização Social - ( Igualdade jurídica - Extinção dos privilégios do clero e da nobreza )
*Na Economia-(Liberdade de produção e de comércio - não interferência do Estado - Proibição de greves)
*Na Religião ( Liberdade de crença - nacionalização bens do clero - Separação do Estado e  a Igreja)
*Na Organização Política ( Criação dos 3 poderes - Representação pelo voto popular - Cidadãos ativos e passivos).

1792 -FORÇAS CONTRA-REVOLUCIONÁRIAS - BATALHA DE VALMY

O rei não aceitou perde os poderes e passou a conspirar contra a Revolução. Fazia contatos com a Áustria e a Prússia, que estavam temerosos quanto ao processo da Revolução. O objetivo era invadir a França e restaurar o Antigo Regime.Em 1791 o rei tenta fugir, mas é capturado e preso. O exército Prussiano invadi a França e é derrotado, em 1792, pela resistência francesa, liderada por Danton e Marat.

22 setembro de 1792 - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E CONVENÇÃO NACIONAL

 Com a vitória os principais lideres proclamaram a República. O rei foi preso e acusado de traição. A novidade ficou por conta da Convenção Nacional - A Assembléia constituinte foi substituída por ela - afim de elaborar uma nova Constituição para França.

Principais Grupos Políticos:

Girondinos - Alta Burguesia - defendiam posições moderadas, pois tinham receio de que as camadas populares tomassem o poder.
Jacobinos- Pequena e média burguesia  e do proletariado de Paris. Defendiam posições mais radicais de interesses populares.
Planície - Representavam a burguesia financeira - mudavam de posição conforma a conveniência.

21 janeiro 1793 - MORTE DO REI -Luis XVI é levado a julgamento. Os girondinos tentam defendê-lo, mas os Jacobinos, através de Robespierre e Saint-Just o condena à morte na guilhotina.

FASE DO TERROR -DITADURA JACOBINA -ROBESPIERRE -Os girondinos se revoltam internamente com a execução do rei. As forças estrangeiras se reorganizaram por conta desse fato. Os Jacobinos formam, então, uma série de órgãos encarregados da defesa da Revolução:

Comitê da Salvação Pública - Controle do Exército e salvação do país.
Tribunal Revolucionário - Vigiar, prender e punir os traidores da Revolução. O Tribunal foi responsável pela morte de milhares de pessoas que eram considerados traidores ou conspiradores da República. Calcula-se que foram executados umas 40 ou 50 mil pessoas.

Governo de Robespierre - Constituição de 1793 - Sufrágio universal - Direito de rebelião - direito ao trabalho  e de subsistência - O bem comum e a felicidade de todos como finalidade do governo. Derrotas de tropas estrangeiras que queriam invadir a França- 

Girondinos e Planície se unem contra Robespierre - Sem apoio é preso em 27 de julho e logo depois guilhotinado. Fim do período do Terror.

10/11/1799 - DIRETÓRIO - NOVO GOVERNO: CONSULADO - 18 BRUMÁRIO -Depois de Robespierre a Convenção passou a ser controlada  pelos interesses da Alta Burguesia.- Nova orientação política - Elaboração de nova Constituição para França concluída em 1795- Continuidade do Regime Republicano, controlado pelo Diretório. Diretório: 1795 -1799 , período que o governo tentou conter as insatisfações populares e firmar o controle político da burguesia. A França volta a ser ameaçada pelas forças externas absolutistas.Surge Napoleão Bonaparte - destaque na repressão de rebeldes.Com apoio da burguesia e exército deflaga o golpe do 18 Brumário. 
fonte de pesquisa: História Global - Gilberto Cotrim - Volume único - 209 -2010 -2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário