terça-feira, junho 19, 2012

Islamismo: Início e legado


A história do Islamismo começa na PENÍNSULA ARÁBICA. Para os povos árabes, esse local era o centro do mundo. Fora da península não havia nada que os fizesse abandonar o comércio que era realizado entre as tribos.

Isso mesmo, o mundo árabe era dividido em diversas tribos. A religião politeísta dificultava a unificação da península e, as tribos viviam em guerra entre si. A NOROESTE estava o IMPÉRIO ROMANO. Na parte oriental estava o que é hoje o IRÃ e o IRAQUE- o IMPÉRIO PERSA- reconhecido pela riqueza e o tamanho de seu exército.

A cidade árabe mais importante era MECA, pois lá encontrava-se o SANTUÁRIO DE CAABA - primeiro lugar de culto à Deus e, de acordo com a tradição foi erguida por Adão, logo após a criação do homem. Posteriormente CAABA teria sido reerguida por ABRAÃO e seu filho mais velho ISMAEL que, conforme a tradição deu origem ao povo árabe.

                                                    Mapa atual da Península Arábica

CAABA era um lugar sagrado para os árabes. Não era permitido guerras ou derramamento de sangue em sua redondeza. Nesse santuário eram colocadas diversas estátuas de deuses que eram adorados por diversas tribos e famílias. A tribo mais respeitada chamava-se CORAIX.  Eles administravam a CAABA e providenciavam a distribuição de água aos peregrinos.

A PENÍNSULA ARÁBICA abrigava uma sociedade plural, por isso, vivia em guerra. A falta de CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA dificultava o desempenho comercial.

Foi nesse contexto que nasceu MAOMÉ, o homem que fundou ISLAMISMO e mudou todo o mundo muçulmano. Islamismo significa redenção ou submissão. Refere-se à criação do muçulmano de seguir unicamente a verdade de Deus.

Segundo a história, no século VII DC Maomé recebeu de Alá (Deus em árabe) a revelação do ALCORÃO por intermédio do anjo Gabriel.

O ALCORÃO ditava as normas de vida dos muçulmanos. Maomé começou a pregar essas normas, mas foi logo rejeitado pela maior parte dos árabes. A civilização árabe era plural, ou seja, politeísta. Isso dificultava a centralização política e, não favorecia o comércio. A ideia de um deus foi um choque. . Os membros da tribo coraixitas convertidos sofreram perseguições, invasões de suas casas e proibições de cultos em público.

HÉGIRA

Foi aí que Maomé e os convertidos iniciaram uma migração - em 622 - Partiu para Medina, mas as perseguições continuavam. Os choques foram inevitáveis, mas na maioria das vezes os muçulmanos saiam ganhando. A cada exército vencido as conversões aumentavam. Cada vez mais os vencidos aceitavam a conversão.

No ano 8 da HÉGIRA, os muçulmanos conquistam MECA, sem resistência e derramamento de sangue. A força muçulmana intimidou os moradores que resolveram ficar e entregar a cidade. Houve, então, uma conversão em massa.

Maomé então purifica a CAABA. Quebra todos as estátuas de deuses que eram adorados por outras tribos.. Assim, Maomé conseguiu reunir todas as tribos árabes em uma só religião.Assim surgiu a nação árabe.

Aos 63 anos Maomé morreu em Jerusalém. Conforme a tradição ele teria ido a Jerusalém para ascender aos céus e encontrar-se com Jesus e Abraão no paraíso. A partir daí, surgiu o califado - sucessores de Maomé - que iniciaram a expansão do islamismo. Essa expansão acabou conquistando algumas províncias romanas, como a Síria ( 634 - 640 ) e Egito ( 639 - 642 ) , derrotaram os persas no Irã-Iraque ( 636-640 )
dando início a queda do Império Persa, exterminado de vez em 641.

Foram feitas algumas incursões no norte da África, alcançaram a Tunísia- 647. Em 661, com o assassinato do califa Ali Bin Abu, por disputas internas, termina o califado. Isso porque os quatro primeiros que reinaram após a morte do profeta tiveram contato direto com ele e, por essa razão foram os primeiros convertidos ao ISLÃ.

NASCE UM NOVO IMPÉRIO

No ano 660, Moawiya, governador da Síria, aplica um golpe de Estado em Jerusalém e toma o poder, proclamando-se Califa. Um ano depois, com a morte de Ali, o golpe se concretiza. Moawiya então faz mudanças profundas no sistema, mudando o califado para o modo hereditário, estabelecendo, dessa maneira, a dinastia Omida, entre 661 à 750. Nessa época a capital foi transferida de Medina para Damasco.

670-750 - dinastia Omida,
711 -   Todo norte da África foi conquistado;
711- As tropas muçulmanas chegam ao Paquistão e na Espanha;
750- As tropas muçulmanas chegam na China Ocidental;
750- Derrubada dos Omiadas -revoltas populares
Séculos IX e X - Bagdá é considerada cidade do ouro das ciências, das letras e das artes. Por anos a cidade de Bagdá ficou repleta de poetas, pintores,escultores e muitos outros artistas. Foi o apogeu cultural do Império Islâmico;
Século XIII- Invasões tártaras - O Império muçulmano começa a ruir;
Séculos XV e XVI - A expansão pós renascentista acaba por fazer  a unidade das tribos árabes sucumbirco e o Império termina.

O Império Turco Otomano, ainda retomam parte dessas unidades, mas a dominação do mundo pela Europa no fim do século XIX, acabou por fragmentar o ideal ISLÂMICO em diversos países, da própria Arábia, Oriente médio, Índia, Russia, Europa e até mesmo no extremo oriente como a Indonésia- O país com maior população muculmana do mundo

LEGADO DOS MUÇULMANOS

Após a revolução Islâmica e a consolidação do Império, intensificou-se o desenvolvimento :

- Das ciências médicas,
- da matemática;
-letras;
-artes e
-arquitetura.

Todas essas áreas desenvolvidas influenciou a Europa no PERÍODO RENASCENTISTA, pois, várias partes da Europa haviam sido dominadas pelos árabes. Alguns exemplo da influência muçulmana no Ocidente:
- Os algarismos arábicos, 
- a Matemática;
- o conceito de zero (0) ;
- a fundação da álgebra no século IX;
-Na medicina a invenção e uso da vacina;
-noções de higiene;
- Nas artes: Arcos ogivais, base das construções góticas européias;
-Na astronomia , o astrolábio - instrumento tecnológico naval.


Fonte: Revista História das Religiões Páginas 68-77.Ano I/ Nº 1. 2011 Edt. Minuano.SP.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário