sexta-feira, julho 13, 2012

Judaísmo: Início e Legado


Darei continuidade à série "Religiões" falando sobre o Judaísmo. Ao longo do texto, marquei o nome dos principais personagens dessa religião, assim que são citados a primeira vez, em vermelho , para facilitar alguma consulta que o leitor queira realizar.

O Judaísmo torna-se importante para a cultura ocidental pelo papel decisivo no surgimento do cristianismo. A própria gênese do povo judeu está escrito no livro mais importante para eles: o "Antigo Testamento" da Bíblia. Esse livro contém vários outros títulos em seu corpo e, Gênesis, é a parte esclarecedora da criação e surgimento do Deus único.

Segundo os relatos Deus criou o mundo e as pessoas. Se arrependeu e criou um dilúvio, onde se salvaram em uma arca, apenas as pessoas que era do agrado dele. A partir dessas pessoas-a família de Noé-, é criado uma nova linhagem de homens. Em Gênesis, capítulo 12, Deus escolhe Abraão, um desses homens, para ser o seu preferido. A partir daí, segundo a crença do judaísmo, todo o povo judeu seria descendente de Abraão, que viveu entre 2000 e 1600 a.C. Segundo a bíblia Abrãao adotou a prática da circuncisão que distinguiu os judeu de outros povos e religiões. É através do ritual da circuncisão que  Abraão marca a aliança com seus descendentes e Deus.

Mas, é de Jacó, neto de Abraão, que nasce os doze filhos que darão origem as doze tribos de Israel. Segundo o livro sagrado dos Judeus, Jacó lutou com um anjo durante a madrugada e o derrotou. Por essa razão Deus o rebatizou com o nome de ISRAEL que quer dizer "aquele que luta com Deus".

A história dos judeus começa a ser desenhada coma venda de José, filho mais novo de Jacó. Por ser o mais querido, seus irmãos o vende e diz a Jacó que um animal o comeu. José é vendido para o Egito como escravo. Mesmo no cárcere, José é chamado para desvendar os sonhos do Faraó e, salva o país da fome; ganhando lugar de destaque na sua administração. Durante anos José foi vice-rei. Reencontrou sua família e os colocou em lugar seguro, longe da seca que assolava o Egito.

Com a morte de Jacó, José e seus descendentes, o povo judeu começou a ser martirizado pelos egípicios. O faraó esqueceu de toda prosperidade que José trouxe para o Egito e escravizou os judeus.

Assim surge a figura de Moisés que liberta o povo hebreu das garras do faraó e percorre o deserto durante quarenta anos em busca da terra prometida: Canaã. Depois desse tempo, finalmente os judeus chegam a terra prometida. Moisés manda um homem de cada tribo para as possibilidades de se conquistar Canaã. Na volta, apenas dois lideres, dos doze, acreditam na conquista. Um deles era Josué, filho de Num, da tribo de Efrain e assistente de Moisés. Com a morte de Moisés, Josué lidera os judeus e conquista Canaã. Após a morte de Josué a terra é dividida entre as doze tribo e, a partir daí a conquista de novas terras tornam-se mais difícies.

Como os cananeus não foram exterminados por completo, a convivência com os judeus (os conquistadores) fez com que houvesse um intercâmbio cultural entre as os dois povos. O desvio dos preceitos de Deus por uma ou mais tribos foi o que motivou os juízes a interceder nas tribos. Esse Juiz tornava-se então, o lider da tribo.

Passa-se então a era de conquistas de Josué e dos juízes. A nova era vem com Samuel que dá a Israel o primeiro rei. Para isso foi importante a conquista de um território próprio. A unidade nacional dependia da união de todas as tribos. Inicia-se, então, a época dos Reis.

Algum tempo depois o território judeu é atacado pelos filisteus. Apesar da divisão entre as tribos os judeus conseguem reunir um considerável exército, mais não havia liderança e os judeus perdem a terra e parte de seus territórios.
                                           O REINO DE DAVI  ( 970-930 a.C)
Samuel, já como sumo sacerdote escolhe Saul como regente mor para liderar as tribos de Israel. Saul inicia a conquista de novos territórios, expulsa os filisteus. Na luta contra os Filisteus um soldado se destaca: Davi. A história de Davi todos conhecem. Derrotou o gigante filisteu Golias apenas com uma funda. Davi torna-se rei, sucedendo à Samuel.

Os judeus eram constantemente ameaçados pelos filisteus. Por essa razão, Davi pensava constantemente na unificação nacional dos judeus. Assim, Davi iniciou o seu plano de criar uma capital, que não tivesse ligada a nenhuma tribo. A solução seria conquistar Jerusalém. Por muitos anos os judeus tentaram tomá-la, mas, os JEBUSEUS dominavam a cidade que era bem fortificada. Davi sitiou a cidade e a tomou; fazendo dela capital dos judeus. Davi Morre aos 70 anos e Salomão, seu filho o sucede.
                                           A DIVISÃO DOS REINOS ( 900-719 a.C)
Após a morte de Salomão, Israel se divide em 2 reinos: Judá, ao sul, com capital em Jerusalém, tendo um descente de Davi como rei, e Israel ao norte que teve cerca de 200 anos teve seis dinastias.

Nessa época surgiram os profetas que tinham a missão de apontar quando os governantes ou o povo se desviavam do caminho da religião.
                                     
                                         A QUEDA DE JUDÁ E OS EXÍLIOS ( 719-333 a.C)
 Em 587 a.C, Nabucodonossor II, Imperador da Babilônia, invade Jerusalem e obriga os sábios e a nobreza a levarem os tesouros do templo e do palácio para a babilônia - É o primeiro exílio.

A queda definitiva de Judá só se dá em 587aC., no segundo exílio. Com isso a população de Judá fica dividida entre os que vivem na Babilônia e os poucos que restaram na região da atual Palestina. Praticamente camponeses.

Foi durante o exílio na Babilônia que a cultura religiosa judaica sofreu o seu maior sincretismo. Um exemplo disso é a história da criação do mundo e do dilúvio que são narradas em Gênesis; que são idênticas ao mito de criação babilônico. Alguns historiadores acham que aTorá foi escrita na Babilônia, tendo como base  a reunião das crenças judaicas e babilônicas da época, em especial : A Epopéia de Gilgamesh. 

O imperador persa Ciro, em 537 a.C invade a Babilônia e dá liberdade aos judeus para que voltassem à sua terra natal.Muitos judeus preferiram ficar por conta da boa vida que levavam. Os que voltaram resolveral reconstruir a muralha da cidade antes de restaurar o templo.

                                      PERÍODO HELÊNICO ( 333-63 a.c) 

 A partir da batalha de Isso em 333a.C, Alexandre sai vitorioso e os judeus passam a fazer parte do império Grego. Com isso os judeus passam a assimilar o modo de vida grego.
                                      0 d.C   

Durante a dominação romana - 63aC e 7, não houve grandes conflitos. Toda a Judéia havia sido conquistada por Roma. Nesse período surgiu o cristianismo que até hoje influência o judaísmo. Na época existiam dois grupos: os Fariseus e Saduceus. Mas, um outro grupo crescia espantosamente: os Essênios.
Os Essênios pregava o judaísmo puro, mantinham-se longe da cidade e trabalhavam só para o sustento. Acreditavam na vinda do messias, devido o sofrimento submetido aos judeus pelos romanos.  A idéia era de que o messias derrotaria os romanos e se tornaria o novo rei dos judeus.
                                         BATISMO
João Batista era um dos principais pregadores dos essênios e, pregava próximo ao Rio Jordão. Coma agua do rio banhava as pessoas para lhes purificar. Mais tarde esse ritual ficou conhecido como batismo.
                               MURO DAS LAMENTAÇÕES E DIÁSPORA
No ano 70, quase 40 anos após a crucificação de Jesus, os romanos destruiram novamente o templo de jerusalém, do qual ainda resta uma parede, o venerado muro das lamentações.Sob o julgo do imperador Adriano os judeus foram esxpulsos da Palestina e proibidos de retornar à região, fato conhecido como DIÁSPORA, "Dispersão". 
                                 DIÁSPORA
Com a dispersão dos judeus pelo mundo, durante séculos eles migraram pelo norte da África e Europa, principalmente Espanha, França, Alemanha, Lituânia e Polônia. Foram cassados, mortos, expulsos e convertidos à força ao cristianismo. Depoisn de séculos de perseguição vieram a conhecer o ápice da agressão pelos nazistas, na primeira metade do século XX. Após o fim da guera a ONU, em 1948, cria o estado judeu de Israel, na Palestina.

A BÍBLIA -ANTIGO TESTAMENTO- 

É sagrada para os judeus. São 24 livros divididos em três grupos.

A LEI - TORÁ - Ou pentateuco. É composto pelos cinco livros de Moisés: Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Alí estão as regras morais e as regras do culto judaico.

LUGARES SAGRADOS: O Templo judaico é conhecido como Sinagoga. Um local sem imagens e objetos no altar.
. O principal do altar é a Arca, uma espécie de armário, direcionada à Jerusalém. Na Arca estão guardados os rolos da Torá, escritos em pergaminho. É na Sinagoga que são realizados os cultos religiosos do judaísmo.

 O Muro das Lamentações é outro lugar sagrado para os judeus. É a única parte que sobrou do segundo templo de Jerusalém, destruído no ano 70 por Roma. Lá judeus do mundo todo fazem orações e deixam pedidos nas rachaduras dos muros.

Túmulo de Davi - Localizado na colina do Monte Sião, é um dos lugares mais visitados pelos judeus e turistas em Jerusalém.

Túmulo de Raquel- Esposa e mãe dos doze filhos de Jacó. Localizado às margens da estrada que liga Jerusalém à Belem.

PRINCIPAIS RITUAIS

O Shabat é a festa semanal da celebração do lar e da família. É realizada do pôr-do-sol de sexta-feira ao Por-do-sol de sábado. O calendário judeu é lunar, com base na criação do mundo por Deus, que descansou no sétimo dia , no sábado deve-se , então, descansar. Todas as manhãs de sábado e , ás segundas e quintas, é feita a leitura da Torá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário