Pesquisando a respeito da Conjuração Mineira, percebi que todos os envolvidos na revolta, que não houve, tinham motivos particulares para tentar proclamar a República de Minas Gerais.
Dentre os indivíduos envolvidos estavam padres que se aproveitavam da mão de obra escrava para enriquecer com a mineração, ex funcionários da coroa e grandes fazendeiros que, enriquecidos ilicitamente, tiveram suas posses ameaçadas, por causa da grande dívida que tinham com a Coroa Portuguesa. Se as dívidas com a Coroa fosse cobrada pelo Barão de Barbacena, esses senhores teriam que se desfazer de seus bens e , fatalmente estariam falidos.
A única saída para esses homens poderosos, seria proclamar a independência de Minas Gerais. Assim as dívidas seriam perdoadas e a futura República administrada por eles.
Tiradentes não foi uma excessão. Foi criado por um parente depois que o pai morreu. trabalhou como tropeiro, abriu estradas para a Coroa Portuguesa e desenhou projetos de abastecimento de àgua para o Rio de Janeiro. O projeto nunca foi aceito e, nas outras profissões nunca deu certo.
Foi então que ingressou no exército dos dragões como "alferes", patente que corresponde hoje a 2º tenente. Tiradentes nunca recebeu aumento de salário por anos e ,nunca foi promovido. Jugava-se injustiçado, pois , outros ganhavam promoções por causa das influencias de terceiros.
Portanto, Tiradentes não se sentia realizado em sua trajetória de vida, frustado e , também endividado , não tinha outra alternativa, senão promover a conjuração em Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário