terça-feira, julho 03, 2012

UFANISMO NO BRASIL


O "UFANISMO" está presente, principalmente, na política, nas propagandas midiáticas e nos pensamentos otimistas. Quando consultamos o dicionário quanto ao significado da palavra temos a seguinte discrição: Otimismo quanto as possibilidades do país. Se prestarmos atenção nos meios de comunicação, diariamente, somos bombardeados pelo ufanismo.

A própria propaganda do governo tenta nos passar a idéia de que tudo está muito bem. E, essa tentativa vem de longas décadas. Um exemplo disso, nos anos 70, durante o regime militar, foi o slogam midiático que o governo fez circular em todo o país: "ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRÁ FRENTE". após o golpe militar de 1964, estes artifícios foram necessários para que o povo acreditasse em um progresso econômico em que todos pudessem usufruir de uma vida melhor. Sempre foi assim. Um outro slogam midiático e intimidador, imposto à nação, em plena ditadura foi: "BRASIL, AME-O OU DEIXE-O". a guerra absurda que se travou contra o comunismo, serviu para elaborar esse "recado" ao povo brasileiro. Estávamos em plena guerra fria e, o mundo era uma imensa gangorra; de um lado os países que tendiam para o capitalistamo e, de outro os países que se posicionavam no regime comunista. A cortina de ferro que se apresentou, colocou a Russia e os Estados Unidos como protagonistas principais desse embate. Cada segmento dava suporte aos países que tendiam para suas concepções de governabilidade. Para tanto, o governo militar no Brasil, que combatia o comunismo, pintou a imagem do comunista como pessoas que comiam criancinhas, subversivos e inimigos da pátria. 

 Getúlio Vargas exortava o povo a trabalhar. Num período em que "pegar no pesado"era sinônimo de escravidão, pois, haviam se passado apenas 52 anos da abolição da escravatura. Para mudar esse quadro, Vargas produzia frases de efeito através do rádio, o maior veículo de comunicação na época. Umas dessas frases era: "O trabalho é o maior fator da elevação da dignidade humana." É certo que sem o trabalho o povo não se mantém, mas, o emprego deve oferecer dignidade ao trabalhador. Sobrava emprego no tempo de Getúlio. Isso porque a indústrialização fez com que trabalhadores rurais desempregados migrassem para a cidade. o UFANISMO também se utilizou da imagem de Vargas para divulgar a suposta dignidade que o 'trabalho" oferecia aos cidadãos. Cartazes enormes de Getúlio Vargas eram confeccionados com os dizeres: "PAI DOS POBRES"

Atualmente a televisão, principalmente, invade milhares de casas para promover frases ufanistas. Em 2011, a Comissão técnica Nacional de Biosegurança, discutiu a possibilidade de se alterar a sememte do feijão brasileiro genéticamente. Esse processo de mudança é justificado pela necessidade de se produzir grãos mais resistentes à praga e, de maior qualidade. Há uma corrente científica que é contra os trangênicos, pois, há a possibilidade do produto alterado causar cancer. Edson Paiva, presidente da Comissão de Biosegurança, ao acenar com a possibilidade da mudança genética declarou: "O POVO BRASILEIRO AGRADECE". É mais uma frase ufanista, pois, o agradecimento em nome do povo ,sugere, que a nação brasileira encara o processo como algo que vá melhorar a sua qualidade vida. Aquele feijão modoficado seria mais nutritivo, mais resistente à pragas e, portanto a produção seria maior.

Em ano eleitoral se o leitor desse blog prestar atenção, verá que as frases dos políticos são recheadas de UFANISMO. " Vote em fulano por um Brasil melhor" , Vote em ciclano por uma segurança de verdade em nosso Estado"; Vote em Bertrano por um Rio de Janeiro mais humano"; "As obras da Copa e das Olimpíadas ficarão para o Povo Carioca."

Então, não é difícil reconhecer o UFANISMO nas informações diárias que recebemos. Constantemente, seja nos outdoors espalhados pelas cidades, ou nos noticiários, novelas, discursos políticos; estamos sendo fuzilados pelo Ufanismo. Espero ter contribuído um pouco sobre o tema.














Nenhum comentário:

Postar um comentário