terça-feira, julho 03, 2012

Eufemismo na Mídia e Política Brasileira










Se consutarmos o dicionário encontraremos a seguinte explicação para eufemismo: "Mudança de termo ou da palavra para um tom mais suave, cortês. Figura de retórica que procede a substituição de uma expressão rude. Consiste em suavizar as palavras ou expressões que são desagradáveis.

O EUFEMISMO suaviza um termo ou uma palavra. ameniza uma situação. Está nos discursos políticos e nas propagandas midiáticas. Vamos a um exemplo típico e recente. No último Big Broad Brasil, o participante Daniel envolveu-se embaixo do ededron com uma participante. Somente quando oMinistério Público se envolveu é que a direção da Rede Globo resolveu expulsar Daniel do Programa. O Ministério Público alegou "Suspeita de comportamento inadequado". Esse termo usado pelo Ministério Público é um eufemismo para: "Suspeita de Abuso Sexual."

Na política acontece diversas vezes, basta prestarmos a atenção nos noticiários. Um exemplo bem corriqueiro é quando os telejornais se referem aos países que não são ricos com o termo  "Países Emergentes". Países Emergentes é um eufemismo para "Países Pobres", pois um país rico contém um povo que usufrui de suas riquesas. O conceito internacional conta com o PIB - Produto Interno Bruto- para definir esse conceito.



Ainda na política temos a declaração de Obama, presidente dos EUA, quando ele se refere a Lula como"O cara". Lula sempre repudiou o FMI como órgão responsável pela crescente mis´ria no país. Agora, tounou-se o primeiro presidente a emprestar dinheiro ao FMI. A expressão "O Cara", como muitos podem achar, não se refere a Lula como um grande estadista, mais como "O CARA" bonzinho que empresta dinheiro ao FMI.

Um exemplo clásico de EUFEMISMO nas propagandas, são aquelas produzidas pelo governo. Recentemente o Município do Rio mostra uma estudante que mora em uma "comunidade pobre" do Estado. Conforme ela vai se deslocando de ônibus para a faculdade segue a seguinte narração:
- Muitos amigos meus ganharam um carro de presente, mas no meu caso, meu pai me deu um cartão "Bilhete Único" e disse: Vai a luta!
Essa é uma maneira suave de dizer para essa estudante que existe uma desigualdade muito grande que a separa de seus outros amigos de faculdade que ganharam um carro, ao invés do bilhete único.

Ficamos por aqui. Faça inscrição no Blog e receba nossas postagens. Espero ter ajudado.




Um comentário: