domingo, julho 20, 2014

Paradoxo na Mídia e na Política

Se abrirmos o Site da Wikipédia, poderemos comprovar que o termo "Paradoxo" é sinônimo de "Contradição": "Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica".

O paradoxo é muito utilizado e visualizado na vida cotidiana, há quem diga que a vida é feita de paradoxos, ou seja, de contradições ou caminhos errados. Um exemplo de paradoxo pode ser observado na mídia que invade nossos lares diariamente: 

Fig 1 - Site  http://oterra.blogspot.com.br/


Qual é o papel da mídia? certamente que a mídia deve informar imparcialmente, mas, não é isso que acontece e, sabemos bem disso. Dizemos, então, que a mídia é tendenciosa, ou seja, ela toma partido de algum segmento que a favorece. Por exemplo: Se o governo paga milhões para exibir suas propagandas paradoxais, por que é que a emissora de televisão vai atacar a figura do estadista? Acontece também em época de eleições, quando a mídia favorece um dos candidatos.

Outro exemplo típico é o  paradoxo político. A instituição que deveria enfatizar a ética política, praticando-a como fator incondicional é a primeira a manchar sua reputação com escândalos relacionados à corrupção e consequênte impunidade. A própria divisão de partidos chamados de direita e esquerda é um paradoxo, pois os interesses particulares se sobrepõem aos anseios do povo.

Fig 2:  http://espectivas.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário