sexta-feira, junho 22, 2012

Islamismo


No século VII a  Península Arábica era um territorio plural, povoado por tribos árabes. Meca era a sua principal cidade e, considerada sagrada até hoje, pois, lá encontra-se a CAABA - Um altar que, segundo a tradição muçulmana, foi construído por Adão, logo após a criação do homem e, posteriormente, reerguida por Abraão e seu filho mais velho Ismael - considerado o homem que deu origem ao povo árabe.

A CAABA abrigava diversas imagens de deuses, colocados alí pelas tribos. A falta de centralização na península dificultava o livre comércio entre as tribos, pois, só viviam em guerra entre sí. Foi então que Maomé, fundador do Islamismo,comerciante árabe da tribo mais influente, segundo a tradição, teve uma revelação de deus, através da aparição do Anjo GAbriel. O anjo ditou normas de condutas para o povo muçulmano, que deveriam ser seguidas religiosamente. No início, a sua tribo não aceitou a idéia de um deus único. A passagem da condição de povo politeísta à monoteísta foi um choque. Maomé e seus seguidores foram perseguidos e, iniciaram então, uma peregrinação à cidade de Medina. Essa peregrinação de anos é conhecida como Hégira- que marca, aaté hoje o calendário muçulmano.

Depois de 20 anos ganhando e perdendo batalhas com as tribos árabes, Maomé volta para Meca e toma a cidade, sem resistência alguma dos citadinos. Houve então uma conversão em massa. O monoteísmo facilitou a unificação das tribos árabes e o comércio cresceu cada vez mais. O islamismo espalhou-se, atrvés de conquistas,  por lugares como o norte da África, Espanha , Síria, Pérsia e Indonésia.

Com o movimento de conquista de novas terras pelos paíse europeus, iniciado no século XV, o islamismo começa a perder território e influência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário