quinta-feira, maio 03, 2012

Morro do Castelo - Derrubada


Todos nós temos uma certidão de nascimento que nos dá a informação exata de quem somos.O trabalho de pós graduação, que estarei entregando daqui a alguns dias, tem à ver com a origem das favelas. A afirmação mais verdadeira de que cheguei a conclusão é que: As favelas tiveram origem por causa das ações inconsequêntes dos governos através dos tempos. Seja por meio das desapropriações que beneficiaram grandes grupos de especulação imobiliária, ou, simplesmente para se abrir ruas e avenidas.

Em todas as ocasiões, não houve um planejamento voltado para os ocupantes do espaço desapropriado. Se a população foi empurrada para os morros, foi por conta da derrubada dos cortiços.

O que me chamou mais a atenção foi a derrubada do Morro do Castelo em 1921. Será que o progresso não teria uma outra forma de agraciar o Rio sem dar um tiro no seu coração.

Conforme o "Jornal do Brasil" nos conta , na edição de 1921; alí foi construída a primeira Igreja, a primeira Escola e, desenvolveram-se, as primeiras culturas. Alí foi enterrado o corpo de Estácio de Sá- seu fundador.

MCH -

Nenhum comentário:

Postar um comentário