quarta-feira, janeiro 23, 2013

Egito

Jean François - Decifrou a Pedra de Roseta.
Pedra de Roseta
A civilização egípcia data de aproximadamente 4000 a.C.. Em 1822, o francês Jean François decifrou a escrita egípcia na Pedra de Roseta. A descoberta da pedra deve-se a uma incursão do exército de Napoleão no Egito. A pedra encontra-se, hoje, no Museu Britânico.  Até então, apenas os estudiosos da cultura greco romana tinham informações da cultura egípcia.


A localização do Egito fica no nordeste africano. O clima é semi-árido com chuvas escassas durante o ano.
Localização do Egito

O Vale do Rio Nilo é um oásis no meio do deserto. Durante as cheias o Nilo deposita uma lama fértil é,durante vazante a vazante é cultivado cereais e hortaliças. A interação do homem e o meio ambiente fica bem evidenciado na história do Egito. Os egípcios tiveram que aprender a domar a natureza ao seu favor. As cheias do rio Nilo favoreceram a criação dos canais de irrigação. Os diques de armazenamento de água foram muito importante para manter a agricultura . Tudo isso não seria possível se o Estado não fosse Centralizado. Concluímos, então que a centralização forte do Estado trouxe benefícios que foram primordiais no desenvolvimento político econômico da região.

O Alto Egito dividido em  nomos
O Baixo Egito dividido em nomos.
PERÍODO PRÉ -DINÁSTICO. Até 3200 a.C havia a ausência da centralização política no Egito. A população era organizada em nomos- comunidades primitivas- onde a autoridade central eram os nomarcas. A unificação dos nomos aconteceu por volta de 3000 a.C, esse foi o período em que a economia agrária, a escrita e a técnica de trabalho com metais como ouro e cobre se consolidaram.


Dois reinos, o Alto e Baixo Egito unificaram-se por volta de 3500 a.C . Essa união foi consequência direta da necessidade de se unir esforços para a construção de canais de irrigação e barragens para armazenamento da águam próximo as plantações.

Menés - 1º Faraó
DINASTIA- Esse período ficou caracterizado pela forte centralização política. Menés, rei do Alto Egito, em 3200, conquistou o Baixo Egito. A unificação das duas terras sob uma monarquia centralizada inaugurou a figura do Faraó, dando início então, ao Antigo Império. Os nomarcas passaram a ser governadores subordinados `a autoridade do faraó.








Nenhum comentário:

Postar um comentário